JURAMENTO DO PSICANALISTA

leia também: PSICANALISELEGISLAÇÃO PERTINENTE / MISSÃO DO PSICANALISTA

"Juramos perante todos os poderes do homem e, acima de tudo, perante nossas próprias consciências, fazer dos ensinamentos básicos da Psicanálise uma chama sempre viva, que iluminará perenemente os imensuráveis caminhos que devemos percorrer em busca da verdade, do direito e da fé para com nossos semelhantes. Jamais permitiremos que os poderes que nos foram conferidos, através do conhecimento do psiquismo humano, sirvam para criar privilégios ou manter o poder de uma minoria, em detrimento da coletividade; e, mesmo assim, faremos o possível para que esta, em seu poder avassalador, não transforme os seres humanos em, apenas, mais uma unidade de força.

Tudo faremos para que o Homem apareça sob sua verdadeira imagem, protegido pelo inalienável direito de Liberdade, Fraternidade e Amor ao próximo, sentimentos que transformam os seres humanos em constelações de um todo e único Universo. Nunca nos deixaremos intimidar pela aparente fraqueza da espécie humana e, diante disto, jamais empregaremos o ódio, a vingança, ou a acusação, para aplacarmos, através deles, o nosso próprio medo, covardia ou vergonha.

Usaremos sempre da maior cautela possível ao analisarmos nossos semelhantes e, antes de estruturarmos a nossa concepção, prometemos viver os dramas que descobrimos, para, assim, conscientemente, acharmos os necessários mecanismos que lhes sirvam de defesa para o completo estabelecimento de seu equilíbrio psicossomático. Mesmo nas horas mais difíceis, juramos não transformar estes conhecimentos em situação mercantilizadora. Muito ao contrário, faremos, de nossas naturais fraquezas, novas forças para continuarmos o nosso trabalho de pesquisa do psiquismo humano.

Todas as descobertas úteis deverão se transformar em direito comum, com o qual procuraremos moldar a Humanidade, não ao sabor de nossas exigências, mas sim na imperiosa norma de suas naturais necessidades. Criaremos em conjunto, ao lado do respeito para com os complicados mistérios da "psique humana", sentimentos de desprendimento, igualdade e compreensão. Somente assim, despidos de quaisquer melindres condicionadores, caminharemos para nossos verdadeiros destinos, através da História, criando - sempre - condições para que o sentimento da caridade possa imperar.

Sempre nos conduziremos através dos diálogos e das pesquisas. Nunca nos contentaremos com uma só verdade. E, ao lado das relações humanas que, acima de tudo, criaremos em nosso ambiente, chegaremos à análise científica de todos os traumas que assolam a humanidade, para, assim, dentro do vasto compo da Psicanálise, que adotamos por doutrina, tentarmos encontrar as verdadeiras soluções, onde quer que estejamos. De posse delas, sem os limites impostos pelos costumes, pelos partidarismos político-religioso ou pela moral radicalizadora, prometemos, cause o impacto que causar, usá-la em benefício da espécie humana, numa missão que sabemos árdua, mas que, por isto mesmo, juramos hoje transformá-la em nosso único e idealístico sacerdócio."

Texto de autoria da Psicanalista Lazir de Carvalho dos Santos

Apoio:

ABMP-DF

ABMP-DF

(Associe-se Agora!)

À Presidência
Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-DF
AC - SHS - CAIXA POSTAL Nº 8.580
70312-970 - BRASÍLIA - DF

 

CONSULTÓRIO DE ORIENTAÇÃO DE PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA ON-LINE
Informe-se  com o Dr. Rômulo pelos tels. 0xx21 2409-6340 - 9370-2283 ou rvtelles@uol.com.br
Sessões de Análise de  45 minutos de duração

Bem vindo ao nosso site

Você sabe o que é estudo a distância?

Conheça também nossos cursos à distância. É uma maneira prática de você estudar no melhor horário, ou em um horário de sua conveniência. Você também terá acesso aos vídeos on line para melhorar a qualidade de seus estudos.

Nota sobre Funcionamento do Curso

Nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, Teoria e Psicopatologia, funciona em conformidade com a legislação pertinente CBO Nº 2515-50 do Ministério do Trabalho e Emprego, Dec. Nº 2.208 de l7/04/97, Art. 5º, Inc. II, IV, XII, e XXXIXX da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, TACs do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPF/PR/RJ nº 130.012.000220/2001-7, STJ-Superior Tribunal de Justiça, Processo 2002/l94 em 14/04/05, Lei de Cursos Livres nº 9394/96, Art. 67 e 87, Inc. III e Parecer 64/2004-CEDEF, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, Dec. Federal nº 2494/98 Dec. nº 2208 de l7/04/97.

Importante: O pretendente ao exercício da psicanálise, deverá estar em processo de análise didática ou que inicie sua análise e supervisão durante sua formação psicanalítica.

banner_1
banner_2
banner_3
banner_4
banner_5

Quem está Online

Nós temos 4 visitantes online

Copyright © 2010/2011 - SOCIEDADE PSICANALÍTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (Sociedade Científica de Psicanálise Insight) - Todos os direitos reservados.